SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL LEVE E PESADA DE INFRAESTRUTURA EM ENGENHARIA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO.
Através de um posicionamento firme e visando o fortalecimento da categoria, a nova administração já conquistou vitórias significativas para os trabalhadores da construção civil, do mobiliário, do mármore e granito, da cerâmica e olaria. Entre eles, o direito a cesta básica, o vale refeição, o seguro de vida e aumento salarial. Direitos simples, mas que eram negados até pouco tempo.
Defendendo também os profissionais de Rio Bonito, Silva Jardim, Maricá, Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, a atual presidência do Sinticom trocou o confronto pela negociação, mudando apenas as estratégias de suas defesas.
E para continuar conquistando novos avanços trabalhistas, Manoelzinho está sempre presente nos encontros onde prefeitos, vereadores e deputados discutem projetos que podem influenciar a sua categoria. Atitude elogiada por todos.
O sindicato organiza assembleias coletivas para discutir junto aos trabalhadores, as decisões que são defendidas por Manoelzinho, quando senta à mesa de negociações. No Sinticom, o trabalhador fica por dentro das regras e mecanismos do sindicalismo, além de conhecer a estrutura da entidade que o representa.
Preocupados com o bem-estar de seus associados, o presidente e sua equipe visitam canteiros de obras para escutar as reivindicações dos trabalhadores e fiscalizar o cumprimento das convenções coletivas de trabalho. Se há denúncias e impasses dos patrões, o sindicato exige soluções e, se preciso, faz até greve.
Diariamente, o grupo verifica se as horas de trabalho estão sendo exigidas corretamente, se há fornecimento de alimentação, como andam condições de higiene, conforto e segurança, assim como também examinam os equipamentos de trabalho para que não ocorram acidentes. Com a mobilização dos trabalhadores, os patrões começaram a enxergar a classe com outros olhos e a respeitá-la.
É prioridade para o SINTICOM colocar à disposição do associado um programa de benefícios para facilitar a vida não só dos trabalhadores como também de sua família. A nossa entidade conta com uma assessoria jurídica que presta serviços ao sindicato e também defende as causas dos trabalhadores. Acompanha as questões na justiça do trabalho, além de instruir nos debates das convenções coletivas.
O trabalhador e sua família também podem contar com o núcleo de atendimento médico do Sindicato. Funcionando a todo vapor, em benefício dos associados, a entidade oferece serviços odontológico e atendimentos ginecológicos, de clínico-geral e pediatra.
Manoelzinho trabalha para melhorar ainda mais a infra-estrutura ambulatorial e oferecer aos profissionais um maior número de especialidades médicas. Ele acredita que, unindo esforços, conseguirá manter funcionando e com qualidade, postos de atendimento nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí.
MANOEL VAZ DE LIMA.
Sede São Gonçalo 04 de julho de 1978 - Conforme Escritura no Cartório do 6º Ofício de São Gonçalo - Livro 124, Folha 140/140Vº - Registro do Imóvel nº. 9.286, página 235 - R. 15.637, folhas 237 L. 215 em 19 de julho de 1978.
Sub-sede Itaboraí - 31 de outubro de 1983 - Conforme Escritura do Cartório do 2º Ofício de Itaboraí, Ato 47 Livro 290.
Terreno Maricá - 26 de dezembro de 1985 - Conforme Escritura do Cartório do 2º Ofício de Marica, Livro nº. 202, Escritura 72, Folhas 143/144Vº.