Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Avaliação da Campanha salarial

Companheiro!

A nossa campanha salarial de 2014 representou um grande acumulo de experiência na luta contra o patrão. O exemplo disso foi a resistência dele em atender as nossas mínimas exigências. O nosso sindicato enviou sua pauta de reivindicação ao sindicato patronal no mês de dezembro. Esse, por sua vez, só começou o processo de negociação quase no fim de janeiro, muito perto da nossa data base, que é primeiro de fevereiro.


Companheiro!

O que ficou de aprendizado dessa campanha salarial é que nós unidos e organizados precisamos nos preparar para a próxima luta junto com a entrega da nossa pauta de reivindicação. Não dá mais para deixar o patrão adiantar seus serviços e suas encomendas meses antes de nossa campanha salarial. Ele obriga o trabalhador a cumprir muitas horas extras e impõe metas de trabalho cansativas, para antecipar suas obras. Com isso, consegue ganhar fôlego para, durante a campanha salarial do trabalhador, resistir as nossas pressões na mesa de negociações.


Companheiro!

A lição que fica também desta campanha mostra quem tem capacidade de resolver os nossos problemas, com erros e acertos somos nós mesmos, unidos e organizados. Ela só começou a dar resultado a partir do momento que deixamos de ouvir pessoas estranhas à nossa categoria. O principal objetivo delas são as próximas eleições. Contratam cabos eleitorais que vêm para o nosso meio descredenciar e desmoralizar a diretoria do sindicato. No momento que começamos dar atenção apenas a nossa campanha salarial nós, em assembléia, coletivamente, demonstramos para o patrão que temos força, sabemos o que queremos e para onde vamos inclusive enfrentando a policia.


Companheiro!

A grande vitória de nossa campanha salarial foi a união. Ela obrigou o patrão a rever o seu silêncio, voltar à mesa de negociação e apresentar uma proposta digna. Com isso, a categoria voltou ao trabalho sem se sentir derrotada e com muito fôlego para outras lutas, se necessário.


Companheiro!

O resultado da nossa campanha salarial foi o seguinte:

1. Reajuste de 9% para todas as faixas salariais a partir do dia 1º de fevereiro de 2014;

2. Elevação do VA para R$ 410,00;

3. Pagamento do VA de fevereiro;

4. Um VA extra no mesmo valor (R$410,00);

5. Pagamento do salário integral de fevereiro até sexta-feira (21/03);

6. Em relação aos dias parados ficou acertado que o trabalhador, após receber o salário de fevereiro, deve compensar 8.3 dias de trabalho, a ser discutido com as empresas;

7. O pagamento da PLR está garantido, como foi aprovado na assembléia;

8. As demais negociações continuam e haverá novas reuniões com os patrões nas próximas semanas. Ao término dos entendimentos, o sindicato informará o resultado e distribuirá as cartilhas com a convenção coletiva.


Trabalhador unido e organizado tem seus direitos respeitados

19/03/2014

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO