Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Construção Civil e frentistas comemoram seus dias hoje, no Rio de Janeiro


Por conquista de seus sindicatos, 17 de outubro é o dia em que se comemoram o Dia do Frentista e o Dia do Trabalhador da Construção Civil. Hoje (17), é feriado para as duas categorias.


Como já é tradição, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) promove festa durante toda esta segunda-feira na quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio, em homenagem aos operários da Construção Civil. O ingresso para a festa, dedicada ao trabalhador e seus dependentes, é a carteira do Sindicato. Shows ao vivo e sorteio de brindes animam a confraternização, que começa às 9h.


“É hora de comemorar nossas conquistas, nossas lutas e relaxar dos dias intensos de trabalho e de incertezas políticas e econômicas”, afirmou Carlos Antônio de Souza, presidente do Sintraconst-Rio.


Já o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região, Alexsandro Silva, lembra que hoje (17) é feriado para quem trabalha em postos de combustíveis, lojas de conveniência e lava jatos. Portanto, quem trabalhar nesta segunda deverá ter a jornada compensada com folgas ou receber 100% em cima da hora normal.


“É importante lembrar que este é um direito do trabalhador. Portanto, tem que ser respeitado pelas empresas. Aqueles que trabalharem nesse dia e não tiverem as horas compensadas com folgas ou receberem dobrado devem procurar nosso Sindicato, para que possamos fazer valer o seu direito”, ressaltou Alex Silva.


O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto, informou que o Dia do Frentista foi instituído pela Lei Estadual 1.926/1991 e passou a constar nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores com o patronal desde 2005.


“Nosso sindicato luta, agora, para transformar o Dia do Frentista em repouso remunerado, assim como acontece com os comerciários e trabalhadores da construção civil, que também celebram as datas das suas categorias na terceira segunda-feira de outubro. Se as lojas que comercializam comida e remédio, produtos considerados essenciais, não abrem, por que não se pode ficar um dia sem vender combustível? Vamos mobilizar a categoria. Precisamos valorizar nossa mão de obra”, concluiu Eusébio Pinto Neto.



Fonte: Mundo Sindical



18/10/2016

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO