Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Construção Civil e frentistas comemoram seus dias hoje, no Rio de Janeiro


Por conquista de seus sindicatos, 17 de outubro é o dia em que se comemoram o Dia do Frentista e o Dia do Trabalhador da Construção Civil. Hoje (17), é feriado para as duas categorias.


Como já é tradição, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) promove festa durante toda esta segunda-feira na quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio, em homenagem aos operários da Construção Civil. O ingresso para a festa, dedicada ao trabalhador e seus dependentes, é a carteira do Sindicato. Shows ao vivo e sorteio de brindes animam a confraternização, que começa às 9h.


“É hora de comemorar nossas conquistas, nossas lutas e relaxar dos dias intensos de trabalho e de incertezas políticas e econômicas”, afirmou Carlos Antônio de Souza, presidente do Sintraconst-Rio.


Já o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região, Alexsandro Silva, lembra que hoje (17) é feriado para quem trabalha em postos de combustíveis, lojas de conveniência e lava jatos. Portanto, quem trabalhar nesta segunda deverá ter a jornada compensada com folgas ou receber 100% em cima da hora normal.


“É importante lembrar que este é um direito do trabalhador. Portanto, tem que ser respeitado pelas empresas. Aqueles que trabalharem nesse dia e não tiverem as horas compensadas com folgas ou receberem dobrado devem procurar nosso Sindicato, para que possamos fazer valer o seu direito”, ressaltou Alex Silva.


O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto, informou que o Dia do Frentista foi instituído pela Lei Estadual 1.926/1991 e passou a constar nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores com o patronal desde 2005.


“Nosso sindicato luta, agora, para transformar o Dia do Frentista em repouso remunerado, assim como acontece com os comerciários e trabalhadores da construção civil, que também celebram as datas das suas categorias na terceira segunda-feira de outubro. Se as lojas que comercializam comida e remédio, produtos considerados essenciais, não abrem, por que não se pode ficar um dia sem vender combustível? Vamos mobilizar a categoria. Precisamos valorizar nossa mão de obra”, concluiu Eusébio Pinto Neto.



Fonte: Mundo Sindical



18/10/2016

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sindicalize-se

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO