Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Construção civil dá sinais de recuperação


Depois de encolher 10,2% em dois anos, a construção civil, um dos setores mais afetados pela recessão econômica, começa a preparar o terreno para retomada. A recuperação da confiança de empresários brasileiros indicam um horizonte mais favorável nos próximos meses e Porto Alegre, com um baixo estoque de imóveis disponíveis para a venda, deve ser a capital pioneira nessa retomada.


Apesar da economia real continuar dando tropeços no presente, indicadores apontam que a crise no setor pode estar perto do fim. Depois de oito trimestres de queda, o setor teve leve reação e avançou 1% entre abril e maio, conforme apontou a FEE.


A confiança dos donos de construtoras, por exemplo, já anda para frente há seis meses consecutivos, conforme mostra indicador calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A recuperação é expressiva no segmento de preparação do terreno, atividade que costuma registrar aceleração no início efetivo de obras previamente contratadas.


No Rio Grande do Sul, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), com pesquisa semelhante, mostra cenário bastante parecido: há seis meses, executivos estão mais confiantes em relação ao futuro, em um horizonte de seis a 12 meses. Desde maio, o indicador que aponta o ânimo dos consumidores também voltou a crescer. Apesar de não ser um dado consolidado, é ponto chave para uma recuperação sólida do setor, explicam especialistas: as pessoas se movem em meio às expectativas em relação ao futuro.


– Mostra que o ciclo de contração da atividade pode estar, finalmente, se encerrando. De qualquer maneira, será uma recuperação mais demorada, porque o ciclo econômico da construção é mais lento que o da indústria, que já começa a dar sinais mais concretos – disse Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre.



Fonte:ZH Economia



30/09/2016

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sindicalize-se

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO