Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Alerj aprova reajuste de 9% do piso salarial no estado


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto de lei que reajusta o piso salarial para categorias no estado. O parlamento incluiu emenda que reajusta o piso em 9% para oito faixas salariais. O texto original, de autoria do Governo do Estado, previa aumento de apenas 7,5% e distribuía as categorias em nove faixas.


Parlamentares também aprovaram emenda para extinguir a faixa salarial 1, que contemplava apenas a categorias de agricultores. A profissão, portanto, subiu para o nível 2 de remuneração, que, assim como as outras sete faixas, foram renumeradas de 1 a 8. A primeira – a de piso mais baixo – foi fixada em R$ 953,47 e a oitava – piso mais alto –, em R$ 2.432,72.


Outras seis categorias foram inclusas nas faixas salariais: Jornalista, Sociólogo, Técnico de instrumentação cirúrgica, Motoristas de ambulância, Maqueiro e Auxiliar de massagista.


Na terça-feira, o projeto recebeu 79 emendas dos deputados estaduais. Elas foram discutidas pelo Colégio de Líderes e votadas na sessão desta quinta-feira (19). Os deputados divergiram em dois pontos da proposta apresentada pelo governo: o valor do reajuste e o número de faixas salariais contempladas.


Em relação ao primeiro item, a crítica era de que o reajuste oferecido pelo governo ficou abaixo do aumento do salário mínimo nacional, de 8,8%. Portanto, a proposta do executivo representaria perdas financeiras para as categorias e a emenda que aumenta o piso em 9% foi aprovada.


"A partir da discussão verificamos que o salário mínimo nacional sofreu reajuste de 8,8%, que corresponde à inflação do período. Nós entendemos por bem fazer o reajuste por bem na casa dos 9%. Acima do mínimo, que este acima seja 0,2%", disse o deputado Jânio Mendes (PDT).


Fonte: G1



18/03/2015

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sindicalize-se

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO