Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Alerj aprova reajuste de 9% do piso salarial no estado


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto de lei que reajusta o piso salarial para categorias no estado. O parlamento incluiu emenda que reajusta o piso em 9% para oito faixas salariais. O texto original, de autoria do Governo do Estado, previa aumento de apenas 7,5% e distribuía as categorias em nove faixas.


Parlamentares também aprovaram emenda para extinguir a faixa salarial 1, que contemplava apenas a categorias de agricultores. A profissão, portanto, subiu para o nível 2 de remuneração, que, assim como as outras sete faixas, foram renumeradas de 1 a 8. A primeira – a de piso mais baixo – foi fixada em R$ 953,47 e a oitava – piso mais alto –, em R$ 2.432,72.


Outras seis categorias foram inclusas nas faixas salariais: Jornalista, Sociólogo, Técnico de instrumentação cirúrgica, Motoristas de ambulância, Maqueiro e Auxiliar de massagista.


Na terça-feira, o projeto recebeu 79 emendas dos deputados estaduais. Elas foram discutidas pelo Colégio de Líderes e votadas na sessão desta quinta-feira (19). Os deputados divergiram em dois pontos da proposta apresentada pelo governo: o valor do reajuste e o número de faixas salariais contempladas.


Em relação ao primeiro item, a crítica era de que o reajuste oferecido pelo governo ficou abaixo do aumento do salário mínimo nacional, de 8,8%. Portanto, a proposta do executivo representaria perdas financeiras para as categorias e a emenda que aumenta o piso em 9% foi aprovada.


"A partir da discussão verificamos que o salário mínimo nacional sofreu reajuste de 8,8%, que corresponde à inflação do período. Nós entendemos por bem fazer o reajuste por bem na casa dos 9%. Acima do mínimo, que este acima seja 0,2%", disse o deputado Jânio Mendes (PDT).


Fonte: G1



18/03/2015

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO