Início | Notícias | História | Benefícios | jurídico | Informe Geral | Fotos | Vídeos | Guia Sindical | Guia Assistencial | Publicações

Notícia

Sinticom participa de simulação de catástrofe promovida pela Defesa Civil de São Gonçalo


O Sinticom esteve presente em mais uma atividade comunitária de São Gonçalo. Desta vez, foi no Pontal, onde aconteceu um simulado do Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal faz parte de ação articulada e integrada do governo do estado através da Secretaria Estadual de Defesa Civil, visando o próximo verão. Ele tem como objetivo o treinamento dos moradores contra possíveis alagamentos e deslizamentos.


No Pontal são observadas várias residências junto a encostas que podem desabar em caso de chuva forte. Um carro de som do sindicato percorreu o bairro chamando a comunidade para atividade realizada a partir das 10h desse domingo (17/08). Durante o exercício, alto-falantes foram acionados pedindo aos moradores para que deixassem suas casas em razão do risco de deslizamento.


Participaram do exercício o presidente do Sinticom, Manoel Vaz, o Manoelzinho, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Moullin, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Cristina Silva, a Promotora de Tutela Coletiva de Cidadania do Ministério Público, Renata Neme, e representantes do Corpo de Bombeiros. Durante a simulação, a comunidade foi orientada por agentes para se abrigar no pátio da igreja católica do bairro.


Segundo Neilton Moullin, “25 sirenes estão instaladas em diversos bairros da cidade como parte do trabalho de prevenção que conta com a parceria do governo do estado. Isso certamente vai evitar a repetição dos problemas que ocorreram em 2010 e vai dar mais segurança, tranquilidade aos munícipes”.


A promotora Renata Neme disse que, “nós estamos cobrando muito do município desde 2010 várias providências. Logo agora que eles estão tomando providências, o Ministério Público tem que fiscalizar, tem que apoiar, como parceiros, não queremos ficar contra ninguém e estamos sempre junto da comunidade”.


Já Manoelzinho acentuou que “o sindicato enaltece ações como essas e seremos sempre parceiros porque as comunidades concentram trabalhadores. Mas seria importante que ações como essas integrassem atividades ligadas a outros setores que beneficiam a sociedade como saúde, educação e meio ambiente.”

















Alto-falantes foram utilizados para mobilizar a comunidade do Pontal
















A promotora Renata Neme, Prefeito Neilton Moullin, e a secretária Ana Silva acompanharam o exercício.
















Encosta coloca em risco segurança da comunidade em caso de chuva forte.

Fotos: Wagner Sales

18/08/2014

TV Sinticom SG

Contibuição Sindical

Clique para emitir sua contribuição


Contribuição Assist.

Clique para emitir sua contribuição


Convênios

Cartilhas Sinticom

Sedes do sindicato

Sede São Gonçalo (Matriz)
Av. Presidente Kennedy, 217 - Centro
(21) 2712-5020 / 3857-9401
Sede Itaboraí (Subsede)
Av. Dr. Macedo, 04 - Centro
(21) 2639-0484
Sede Cabo Frio (Subsede)
Av. Julia Kubitschek, 39 Sobreloja 07 - Parque Riviera
(22) 2647-5635


SINTICOM - SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E PESADA, MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDÚSTRIAL, OLARIA, CERÂMICA, MOBILIÁRIO, MÁRMORE E GRANITO DE SÃO GONÇALO, ITABORAÍ E REGIÃO